domingo, 25 de maio de 2008
Trabalhando com sombras
domingo, 18 de maio de 2008
Dicas de economia

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido junto à empresa Eletrosul, solicitei aos alunos que trouxessem contas de luz para montarmos um relatório individual do consumo de Kwats / dos últimos três meses da casa de cada um. Juntamente lançarei um desafio para verificar qual deles será capaz de fazer um trabalho de conscientização em casa e consequentemente conseguirá atingir a maior economia de energia. Para isso, eles terão que por em prática tudo que viram na visita de estudos, como abrir a geladeira só quando necessário, pedir para a mãe lavar roupas na máquina só quando tiver uma quantidade suficiente para ela não trabalhar muito vazia, apagar as luzes dos ambientes onde não tiver ninguém, trocar as lâmpadas incandescentes pelos modelos mais econômicos, etc. Eles elaboraram em grupos alguns cartazes com dicas de economia onde ficam expostos no mural da escola.
domingo, 11 de maio de 2008
Projeto de Leitura


Estamos iniciando em nossa escola um projeto de leitura. Diariamente os alunos e toda a comunidade escolar param por um período de mais ou menos 20 minutos, onde cada um busca uma fonte de leitura, oferecida pela professora, essas fontes são bem variadas e organizadas: sacolas de livros, sacolas de poesias, biblioteca de classe, caixa com gibis, informativos de jornais, fábulas, contos, panfletos todos os portadores de textos. Cada professora organiza de maneira que os alunos fiquem curiosos e sintam prazer em ler.
Percebi que esse projeto já vem surtindo efeitos, através de relatos dos pais no conselho de classe que tivemos na última quinta-feira e relatos dos próprios alunos, despertando um grande desejo em ler e buscar novas fontes de leitura e surgindo novas sugestões para continuação desse projeto. . Esse resultado é notável através das produções escritas e dos relatos orais dos alunos.
quinta-feira, 1 de maio de 2008
Passeio de estudos


Após a palestra, vídeos e maquetes visitadas, cada aluno pode refletir sobre o seu papel no mundo e como se “descobrir” e se assumir como um agente consciente e racional com os cuidados no meio ambiente.