quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Contação de História " O gato pirado"


Quando recebemos a proposta da Professora Claúdia da interdisciplina “Literatura infanto Juvenil e aprendizagem B”; nosso grupo reuniu-se para decidirmos o que iríamos apresentar.
Nossa colega Cátia trouxe como sugestão o trabalho realizado com muito sucesso em sua escola, onde foi e está sendo realizado por várias professoras em séries diferenciadas a contação de história “O gato pirado”. Logo que ela iniciou a exploração já nos apaixonamos pela história então foi unânime a escolha.
Esse trabalho ainda esta sendo realizado, pois é um trabalho que requer participação dos alunos e pais, uma vez que uma das propostas depois de ser contada a história é que cada aluno leve para casa o gato pirado e a partir disso os alunos deverão cuidar desse gato como se ele fosse real e deverão escrever no diário como foi essa visita. A professora poderá fazer a lista de visitação através da ordem alfabética.
Além dessa atividade os alunos poderão criar um outro animal pirado, representá-lo através de desenho e escrever uma história para esse animal.
Também podemos explorar com os alunos outras informações sobre as diferenças entre os animais, essa atividade poderá ser registrada no caderno do aluno ou através de painéis, álbuns..., ficando a critério do professor e conforme a faixa etária dos alunos.
Essa contação de história é muito rica e produtiva, os alunos sentem prazer tanto no momento de ouvir a história, como no momento de interagir com a contação.
São momentos assim que nossos alunos necessitam e os tornam leitores.

Um comentário:

Ana Laura disse...

Oi Sandra!

Estou contente em ler o teu portfólio, pois as últimas postagens revelam ações e reflexões de diferentes vivências que tens passado.
As atividades com os alunos, a tua participação no EIE e a tua sensibilidade com fatos do dia -a dia tornaram teu portfólio bastante pessoal.
Esse é o caminho! Agora sugiro que continues com esta prática de registro escrito das aprendizagens, evidenciando-as como fizeste nesses últimos registros.
Quanto mais escreveres, melhor será para realizar tua síntese e o teu relato oral.
Bom trabalho!
Conte sempre comigo!
Abraços.