Atualmente a educação dos nossos alunos é uma preocupação de pais e educadores. A influência que os alunos sofrem junto aos meios de comunicação, junto aos amigos e junto à escola leva-nos a concluir que este processo educativo é um componente importante na formação de cada aluno.
As agressões, humilhações, ausências de limites, estão se tornando cada vez mais freqüentes nas reclamações dos educadores, referentes às suas salas de aula onde cada vez mais estão se tornando incivilizadas e que é preciso dar um basta nesta situação.
A violência nas escolas tem ocorrido cada vez mais freqüentes nos últimos tempos. Percebemos agora que não são só empurrões, tapas e puxões de cabelo que estão ocorrendo como agressões físicas.
Alguns dias atrás pude presenciar uma desta violência onde duas meninas da 6ª e 7ª série depois de terem conversado com a orientadora da escola, mesmo assim se envolveram numa briga na saída onde professores tiveram que intervir para que não acontecesse coisa pior, pois uma das meninas tinha em sua mão uma corrente que havia ganhado de um colega para poder bater na outra. Para terminar o caso teve que parar na delegacia, pois as meninas não chegavam a um acordo, pudemos perceber que tudo isso ocorreu por coisas banais, apenas por acharem que uma não se simpatizava com a outra.
Acredito que a educação básica que deveria ser dada pela família, não está tendo esta orientação. Saem de suas casas revoltados com a falta de carinho, de atenção e principalmente as condições econômicas, atacando assim seus colegas.
Lembro que quando eu estava na escola havia também muitas brigas e discussões, mas ninguém ficava magoado, e no dia seguinte já tinha tudo se esquecido e voltávamos todos a brincar juntos sem ressentimento, era briga de criança, hoje percebo que as atitudes são bem diferentes e levam às vezes a serias conseqüências.
Penso que problemas em classe se resolvam com conversa, o ideal é o professor estar sempre atento a qualquer atitude diferente que venha prejudicar aos demais colegas, bem como brincadeiras de mau gosto, respeitar as diferenças e também os diferentes pontos de vista sempre enfatizando os valores que atualmente as crianças e adolescentes os têm esquecidos.
Concordo que gestão democrática na escola é um dos caminhos para reverter o problema, porque ao envolver a comunidade na organização escolar, se estreita o vínculo aluno-família-escola, tornando mais eficaz à superação de conflitos dessa natureza.
É importante que alunos, professores, diretores voltem a sentir o prazer de conviver nesse espaço e ele volte a ser, como dizia o educador Paulo Freire, ”uma escola feliz.”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário