Escola Estadual Parque Piratininga II
Itaquaquecetuba - 50 km de São Paulo
Esta escola esta localizada na periferia da periferia.
A cena inicia com uma professora da escola relatando que é muito difícil propor atividades extra classe com os alunos, pois os mesmos são muito carentes, não tendo recursos financeiros.
A professora Celsa demonstra um relacionamento muito bom com seus alunos, muito preocupada com a educação, onde em aula demonstra ter um relacionamento bom entre ambos. Ao mesmo tempo sente-se desmotivada e não confiante na verdadeira educação, onde o Estado, não os auxilia. Também relata que muitas vezes os professores acabam dando nota satisfatória aos seus alunos, pois no contrário teriam muitos trabalho em justificar o fracasso escolar dos mesmos.
Durante a cena, a professora falou que muitas vezes o professor é visto pelos alunos como um inimigo, havendo desrespeito, desmotivação pela educação, entre outros.
Em seguida a Diretora Fátima relata que a escola é um atrativo no bairro, onde a comunidade vai admirar uma fonte com peixes e até lerem jornais. Cita que os alunos foram bem no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), motivando os mesmos interessarem-se pela oportunidade de cursar uma faculdade gratuitamente. A mesma me pareceu estar protegendo a escola, ao passo que um aluno relatou a falta dos professores e disse que se a educação estivesse boa, não necessitaria de Enem, Prouni, ou de sistema de cotas, para que os jovens da rede pública pudessem ter acesso ao ensino superior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário