quinta-feira, 10 de abril de 2008

REFLEXÃO SOBRE DEFESA DA SÍNTESE


Nem gosto de lembrar das noites que perdi o sono em função da apresentação da defesa da síntese. Sei que eu havia conseguido integrar as interdiciplinas e que também fiz vários trabalhos com os meus alunos através dos conhecimentos adquiridos e aprimorados através do curso, mas mesmo assim, deu aquele stress antes e frio na barriga durante.
Talvez pela minha insegurança, evitei utilizar na minha apresentação recurso tecnológico, fui para o papel, onde organizei um “álbum seriado” com registro de fotografias e um breve comentário de cada atividade que havia realizado com meus alunos durante o semestre, até porque deveríamos respeitar o tempo estimulado.
Sempre tive um pouco de receio de falar em público, ainda mais sendo observada e avaliada pelos componentes de banca e colegas da PEAD. Mas que bom que os nossos colegas, professores e tutores já são nossos velhos conhecidos e então, fui me soltando, descontraindo e acredito ter desempenhado a minha defesa com bastante simplicidade e também clareza para os que me assistiram.
Acredito que o trabalho desenvolvido durante o semestre foi tão proveitoso para mim quanto para meus alunos, várias atividades eu tenho certeza que ficarão na lembrança deles pelo resto de suas vidas.
A cada semestre que passa sinto que vou me aprimorando, realizando atividades mais diversificadas e práticas inclusive despertando interesse nas demais colegas que pedem a socialização das atividades que realizei com meus alunos. Isso se torna motivo de orgulho para mim, depois de tanto tempo longe dos bancos escolares poder fazer parte deste curso que considero imprescindível para o aprimoramento da minha prática docente, nem acredito que no início do curso pensava em desistir, hoje tento aproveitar o máximo que ele me oferece.

“ Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar”.

(Thiago de Melo)


2 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Monitor de LCD, I hope you enjoy. The address is http://monitor-de-lcd.blogspot.com. A hug.

Geny disse...

Querida aluna Sandra Aparecida da Silveira Costa ao ler a sua reflexão seus depoimentos me emocionaram pela sensibilidade e o aproveitamento com que descreve na aplicabilidade com seus alunos. Na certeza de que o seu progresso seja constante aproveitando o máximo e registrando sues feitos com a clareza, e a simplicidade de uma Educadora consciente na busca de conhecimentos. Ate o pensamento fecha com sua personalidade, parabéns! Por gentileza poste essa atividade no seu blog portfólio. Um grande abraço, Professora Geny Schwartz da Silva Tutora: Seminário Integrador IV PEAD/FACED/UFRGS POA,09/04/08 “Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar”. (Thiago de Melo)