segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Cultura Surda e Comunidade Surda

O único contato que eu tive com pessoa surda foi com uma vizinha que perdi o contato, pois a mesma mudou-se. Não tenho relato nem experiência no sentido de convivência com pessoas surdas, tampouco, com alunos.
Porém tenho a opinião formada através do que li que a melhor maneira de comunicação seja através da língua de sinais, mas para que isto ocorra efetivamente, os ouvintes também deveriam se apropriar desta língua, pois o surdo não tem a sua disposição um intérprete para que se faça entender.
Conversando com uma colega que tem aluno surdo em sua escola, a mesma relatou que este aluno apresenta um desenvolvimento cognitivo a quem dos demais colegas da turma que são da mesma faixa etária, mas ela esclareceu que isto não se justifica pela sua deficiência auditiva, mas sim à deficiência cultural onde o mesmo está inserido, pois o grupo social que ele freqüenta não lhe deu oportunidades de acesso, no momento devido, a uma língua de sinais que edificasse as bases para um desenvolvimento lingüístico e consequentemente cognitivo.
Assim como no ambiente escolar, fora dele é muito importante que o ouvinte dê atenção especial à comunicação visual de surdo (língua de sinais, gestos naturais, dramatização, mímica, desenho, escrita) como forma privilegiada na interação.
Acredito que a língua de sinais, oferece a possibilidade de constituição de significado, cumprindo seu papel fundamental no desenvolvimento lingüístico, cognitivo e emocional dos indivíduos surdos.

3 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia_Tutora PEAD disse...
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Patrícia_Tutora PEAD disse...

Sandra você acha que é responsabilidade da escola inserir estes alunos na sociedade e fazer com que se sintam integrantes dela??? abraços