domingo, 20 de setembro de 2009

Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola

Realizando a atividade do módulo 2, da interdisciplina de Linguagem e Educação - B, concluí que
infelizmente ainda encontramos escolas tradicionais onde a “decoreba” ainda é resultado de aprendizagem onde o aluno responde aquilo que o professor quer ouvir, sendo incapaz de ler nas entrelinhas.
Nota-se que esse tipo de letramento faz com que o aluno não seja crítico e capaz de lutar pelos seus ideais, valorizando e acreditando em suas idéias e assim, defendendo-as.
A classe social onde o sujeito está inserido influencia no desenvolvimento intelectual e cognitivo, onde o educando muitas vezes chega letrado mesmo antes de ser alfabetizado. A pessoa que é alfabetizada somente para o ambiente escolar, muitas vezes sofre as conseqüências das exigências da vida em sociedade.
Mais do que nunca a escola precisa preparar o aluno para a vida, para ele atuar em sociedade, ocupando seus espaços de cidadão.
Cada vez mais o professor torna-se o mediador indispensável na formação de um cidadão autônomo, que defenda seus pensamentos de forma crítica e organizada.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Sandra mais do que nunca a escola precisa preparar o aluno para a vida, para ele atuar em sociedade, ocupando seus espaços de cidadão. Mas como fazer o letramento social?