domingo, 27 de junho de 2010

Fazendo reflexao


Para escrever o meu workshop, fiz uma reflexao sobre as postagens feitas no portfólio de Aprendizagens, considero que houve uma troca de saberes, pois durante as inúmeras atividades que propus, também tive ganho de conhecimentos.


Comparando o meu primeiro estágio realizado em 1986, posso afirmar que para a realização deste, estava mais preparada profissionalmente, mérito que atribuo a qualidade dos profissionais que nos assistem desde o primeiro semestre.


Apesar de a nossa escola contar com profissional na orientação e a minha turma ter um número máximo de 20 alunos, senti bastante dificuldade no atendimento diferenciado aos alunos que apresentam características que limitam e retardam o seu aprendizado. Atendo três epiléticos e um com 13 anos de idade com dificuldades na audição, sendo que algumas vezes fica agressivo com os colegas.


Percebi que os jogos proporcionaram momentos de descontração e ao mesmo tempo de aprendizagem, inclusive, a maioria deles foi confeccionado pelos alunos, o que deu mais entusiasmo a eles.


Considero a tecnologia como a grande descoberta, pois foi através dela que a maioria dos alunos teve o primeiro contato e pode usufruir de todos os programas que explorei. Até mesmo para mim que estou em formação, essa ferramenta me deu suporte de pesquisas para poder diferenciar o meu planejamento do estágio. A minha frustração foi com o uso diário na escola, pois não temos sala de informática, muito menos computador com acesso a internet. O jeito foi se contentar com um notebook para 20 alunos se revezarem.

Ficou evidente que trabalhar por projetos proporciona uma maior integração dos alunos da turma e de toda comunidade escolar. Na minha escola, todos se engajam e trabalham com o mesmo tema, cada um adequando a sua turma, havendo assim uma troca de saberes e experiências onde educando e educador saem ganhando.

“Não tenho um caminho novo.

O que tenho de novo é um jeito de caminhar”.

Thiago de Melo

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá querida,

Parabéns pelo excelente semestre no Seminário Integrador.
Esta foi a última semana de postagens "obrigatórias" para quem está em dia!

Boas Férias!