domingo, 6 de junho de 2010

Novas descobertas

Contação da história "A mochila de Camila"




Confeccionando uma mochila de tnt




Piquenique no pátio da escola
Percebendo o interesse que o alunos vem apresentando pela hora do conto, introduzi o assunto higiene pessoal e alimentar através de uma história “A mochila de Camila”, da autora Gládis Maria Ferrão Barcellos, a história conta que a menina Camila carrega dentro da mochila uma porção de coisas úteis e gostosas, mas o melhor de tudo são os sonhos que a menina leva no coração. Com esse tipo de atividade posso concluir que as crianças se empolgam mais para a realização das atividades propostas.
Com muita criatividade e capricho os alunos confeccionaram uma mochila de TNT colorido e na mochila os mesmos deveriam desenhar ou recortar de revistas tudo aquilo que eles gostariam de levar em um passeio.
Realizamos no pátio da escola este passeio onde os alunos mostravam aos colegas o que cada um tinha colocado dentro da mochila. Essa atividade despertou muito interesse e desinibição por parte daqueles que não gostam muito de falar para a turma toda, acredito que aos poucos irei conseguir que todos falem sem medo, pois eu mesmo não gosto de falar em público chego até passar mal, ainda até hoje não consigo me controlar em algumas situações, mas acredito que devemos trabalhar esse tipo de situação aos poucos com nossos alunos. Logo me veio em pensamento à frase de Paulo Freire que “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção, pois acredito que isso que estou possibilitando aos meus alunos, através de atividades que motivem os alunos a sair da monotonia em sala de aula que estavam acostumados.
Após esta atividade combinamos que na quarta-feira iríamos realizar um piquenique com lanche saudável. O piquenique posso dizer que foi um sucesso apenas de alguns alunos ainda persistirem em trazer bolachinhas recheadas e salgadinhos, mas foi um número muito pouco perto dos outros que trouxeram frutas, bolos, etc. Alguns alunos sugeriram que realizássemos esta atividade pelo menos uma vez por semana, pois haviam gostado da troca de lanches saborosos, foi ai que percebi que meus objetivos estão sendo alcançados através dos jogos, brincadeiras, passeios, estou conseguindo aos poucos mudar seus hábitos alimentares. Para continuarmos com nosso projeto de digitação no Word, os alunos se dispuseram em duplas onde cada dupla criou uma história e esta história seria digitada no Word, para colocarmos em nosso blog, foi uma atividade que pude contar com a ajuda de uma aluna do turno da manhã que serviu de monitora no computador da biblioteca, pois somente temos um PC que podemos realizar para esta atividade.
A estratégia que usei de ficar na sala de aula com alguns alunos enquanto a monitora ficava na biblioteca com uma dupla, acredito que foi muito positivo, pois os alunos chegavam empolgados e promoviam um questionamento de quando poderiam ir novamente à biblioteca com a monitora, assim a produção de textos, fez com que os alunos, se aproximassem de forma prática e interativa ao que estava sendo proposto (a produção coletiva de pequenos textos).
Maria Montessori nos coloca que ao “Descobrimos assim que a educação não é aquilo que o professor dá, mas um processo natural que se desenvolve espontaneamente no indivíduo humano; que não se adquire ouvindo palavras, mas em virtude de experiências efetuadas no ambiente”, que assim deixaremos de ser professores e sim educadores do Brasil.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que legal Sandra!

"...A profissão fundamental do presente e do futuro é educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica".
(José Manuel Moran)

Abraços