segunda-feira, 4 de maio de 2009

Estágio Operatório Concreto

Com a interdisciplina Através da aula V - Estágios de Desenvolvimento - da interdisciplina DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA II - B, e através das minhas postagens no fórum, envidenciei que a fase operacional concentra está ligada a faixa etária de meus alunos. O aluno no estágio operacional concreto, finalmente desenvolveu um sistema completo e muito lógico de pensamento. Lembrando que este sistema ainda permanece ligado à realidade física. Nessa fase observo que meus alunos imaginam diferentes disposições de objetos na sua sala de aula, mesmo antes de agir (realizar as trocas). Nesta fase eles necessitam manipular, observar, comparar, classificar, grupar objetos, usar o pensamento lógico e analítico, por isso não dispenso o material concreto em algumas atividades. Nessa etapa fica bem visível quando proponho para eles atividades que necessitam utilizar o pensamento lógico, como enigmas, adivinhações ou em discussões abertas que estimulam o pensamento. Por isto constato que as fases não estão ligadas a idade cronológicas dos alunos, visto que, tenho alunos de várias faixas etárias em minha sala de aula.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Sandra Aparecida Costa as reflexões registradas no seu portfólio são importante. O trabalhando consciente que vem fazendo com os alunos que apresenta dificuldade no comportamento, é interessante, sei que não é fácil atender as particularidades, é um verdadeiro desafio. Concordo que falar em inclusão não é a mesma coisa que enfrentar o dia a dia, precisa de muita psicologia, jogo de cintura, criatividade e acima de tudo paciência histórica.
Todas as suas colocações apresentam clareza, objetividade com embasamento teórico/prático, Excelente trabalho! Obrigada por suas contribuições nas postagens.
Almejo sucesso empreendedor na sua vida particular, profissional e acadêmica
Um grande abraço,
Profª Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS