segunda-feira, 25 de maio de 2009

Atividade sobre o ensaio de Adorno


Vivemos num mundo contemporâneo, “globalizado”, onde o indivíduo está sujeito ao imediatismo, ao consumismo e ao individualismo. O risco eminente de uma nova Auschwitz nos ameaça. O que nós como educadores estamos semeando para evitar isso? Que valores estes alunos estão recendo em seus lares?
Pergunto-me onde houve a falha para tamanha crueldade, na escola, na família, na sociedade?
Atualmente, estamos vivenciando novos paradigmas educacionais, a escola adotou ao tecnicismo para atender a um sistema de formação para o trabalho e pa5a a preparação para um sistema produtivo carente de mão de obra eficiente. Isso vem se reproduzindo
Tornando as pessoas seres desumanos, repassando isso ao seu semelhante não em forma de agressão física, mas sim, pela indiferença de perceber o outro e a si próprio.
Por isso se torna imprescindível rediscutir a escola, será que o ambiente escolar propicia o despertar da sensibilidade e da criatividade para uma aprendizagem transformadora? Repensar e agir sobre a educação se torna urgente. Adorno nunca foi tão atual. Um exemplo que me marcou quando assisti uma reportagem de alunos em condições subumana tendo aula em contêineres, sem ventilação, iluminação, etc.
Adorno coloca o esporte, jogos lúdicos, sem o propósito competitivo, mas do convívio solidário e de equipe, onde as forças são somadas para o mesmo objetivo. Despertar o aluno para a sensibilidade através da música, pintura, a poesia, o teatro, o artesanato são
formas de manter o emocional elevado. Uma educação que se preze, cria laços que valoriza as diferenças e resgata as identidades perdidas. A escola humanizada é solidária, é espaço de socialização, de convivência harmônica que afaste qualquer hipótese vinculada à desunanização e a crueldade entre os homens.
A leitura que realizei sobre Adorno é um alerta para a sociedade e para os educadores. É preciso refletir sobre o tipo de ser humano que nosso sistema social está gerando e formando.
Já na Antiguidade Clássica, os sábios Sócrates e Platão concordavam que o objetivo máximo da Educação era despertar o corpo e a alma para a beleza, a virtude, o amor, a verdade, o bem....
Auschwitz é aqui... "Se as pessoas não fossem profundamente indiferentes em relação ao que acontece com todas as outras, excetuando o punhado com que mantêm vínculos estreitos e possivelmente por intermédio de alguns interesses concretos, então Auschwitz não teria sido possível, as pessoas não o teriam aceito." (Theodor Adorno)
“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela

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