segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Iniciando um PA com os alunos

Na semana que passou, entrei como sempre para dar a minha aula e os alunos estavam empolgados com o que havia acontecido na aula da professora Fárida, descobri que o assunto sobre eletricidade tinha os deixado com muitas curiosidades, conversei com a professora e juntas iniciamos um Plano de Aprendizagem com eles. Primeiramente fizemos o levantamento das dúvidas e das certezas, eis algumas das dúvidas:
1) Como a eletricidade pode se transformar em fogo?
2) Por que existem lâmpadas com luz branca e outras amareladas?
3) Por que quando temos um ferimento na mão levamos choque no registro do chuveiro?
4) Só leva choque quem está descalço?
5) A eletricidade que temos em casa é a mesma do relâmpago em dias de temporal?
6) A eletricidade só e perigosa para as crianças?
7) Por que algumas torneiras de metal dão choques e as de plástico nunca dão?
8) Qual aparelho elétrico consome mais energia?Tem energia elétrica à vontade no País?
9) Existem pessoas que ainda vivem sem ela?

As certezas foram estas:
1) A energia é produzida pela água.
2) É impossível viver sem a energia.
3) Ela queima, dá choque e pode até matar.
4) Crianças sofrem muitos acidentes em tomadas e fios desencapados.
5) Ela é invisível.
6) A madeira e a borracha não deixam a gente levar choque.
7) Só o adulto pode mexer com a eletricidade.
8) A eletricidade é cara.
9) A eletricidade nos trás muito conforto.
10)Ela foi uma grande descoberta.


Forneci várias revistas e livros que falassem a este respeito e eles continuaram a pesquisa em casa.
Conseguimos agendar uma visita de estudos na Eletrosul, onde os alunos assistiram ao vídeo explicativo e também uma palestra voltada para sua faixa etária.
Também viram maquetes de casas com lâmpadas incandescentes e com lâmpadas fluorescentes para eles perceberem a economia que existe entre uma e outra. Eles tiraram muitas dúvidas e foram esclarecidos quanto ao perigo que eletricidade representa, bem como informados de algumas mudanças de hábitos que podem adotar para ajudar a família para economizar na conta de luz.A visita durou a tarde toda e na saída cada aluno recebeu uma mochila e também um cofrinho para que, junto com seus pais guardem o dinheiro que eles provavelmente irão economizar nas próximas contas de luz se adotarem as dicas ali recebidas. Nos próximos dias iremos trabalhar com a conta de energia de cada aluno e em grupo eles irão representar através de maquetes suas aprendizagens.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

A-DO-REI!!! Que bom ter tomado essa inciativa do PA para explorar esse assunto, já que o interesse partiu da turma... logo foram motivados a buscar respostas! Está no caminho! Traga os resultados finais! Bjss =)