domingo, 26 de setembro de 2010

Os jogos de computador pode ajudar crianças com TDAH




Revendo a interdisciplina Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação, posso afirma que muitas foram as descobertas que obtive durante toda esta interdisciplina e foi através desta graduação que pude ir em busca de novas metodologias para inovar minha prática docente.

Pesquisando para o meu TCC, pude verificar que os jogos computadorizados são a mais nova alternativa de tratamento para combater o TDAH. No decorrer do jogo as crianças enfrentaram desafios constantes, como lutar com monstros, piratas, cobras venenosa, entre outros, exigindo assim respostas imediatas, contudo previsíveis e coerentes.

Outra característica do jogo e reter a atenção de crianças hiperativas e a exigência de muitas tarefas a serem cumpridas em um curto espaço de tempo. Assim poderão ficar mais calmas e atentas se reforçarem certo tipo de atividade elétrica e reduzirem outras atividades.

Assim acredita-se que a atenção, concentração e a impulsividade e formas leves de hiperatividade podem melhorar, havendo também o progresso na autoestima da criança, porque ela vê que é capaz de controlar seu comportamento, quem sabe poderão ser capazes de transferir para a sala de aula esta capacidade de concentração tão esperado pelos professores.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Maravilha de postagem Sandra! Meus parabéns!

Poderia agora fazer um levantamento em sites de jogos que atendam este público. O que achas? Poderia citar como exemplo.

Abraços