segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ensinando se aprende

Sopa de letrinhas com feijão



Jogo das sílabas com dados




Confecciondando o boneco verde


Ao trabalhar alimentos na 5ª semana, eles tiveram conhecimentos dos diferentes tipos de alimentação dos animais, o que chamou a atenção deles é que os pássaros gostam de frutas, ovos cozidos e também de alpiste, sendo que poucos conheciam esta semente. Lembrei-me de um boneco confeccionado com produtos reciclados e com sementes de alpiste que uma colega do EAD me ensinou e sugeriu que realizasse esta atividade com os alunos, pois iria despertar muito interesse e curiosidade nos mesmos.
Na segunda-feira apresentei aos alunos o boneco verde e juntos combinados que na sexta-feira iríamos confeccioná-lo, os alunos ficaram empolgados de como seria feito. Pedi que a família colaborasse nesta atividade mandando para sala uma meia calça, pois a serragem e o alpiste eu levaria, ainda solicitei ajuda na colocação dos olhos, o nariz e a boca, pois o cabelo irá crescer aos poucos. Senti certa curiosidade em relação o tempo que iria demorar a crescer o cabelo assim solicitei que realizassem uma planilha colocando tudo que iria acontecer em cada dia, para depois construirmos um relatório. Propus que este “boneco verde” seja um fiscal da alimentação em casa, pois conversamos sobre os alimentos que trazem para a escola e também os que eles comem durante o dia em casa.
Ainda voltado para a alimentação e reaproveitamento de alimentos, fizemos uma sopa de feijão com massa de letrinhas. Onde podemos contar com o auxílio da cozinheira da escola para desenvolver esta atividade, os alunos participaram demonstrando bastante interesse e curiosidade seguindo as orientações para “cozinheiro de 1ª viagem”. Ao comerem eles começavam a juntar as letrinhas que estavam na sopa e formavam palavras, ansiosos eles queriam me contar, despertando assim o interesse daqueles que num primeiro momento não queriam comer, na qual a curiosidade falou mais alto, onde todos no final acabaram comendo a deliciosa sopa de letrinhas com feijão.
Para Freire, o homem e a mulher são os únicos seres capazes de aprender com alegria e esperança, na convicção de que a mudança é possível. Aprender é uma descoberta criadora, com abertura ao risco e a aventura do ser, pois ensinando se aprende e aprendendo se ensina, através desde projeto acredito que estou tentando mudar os hábitos alimentares dos meus alunos e também principalmente o meu, pois já consigo vivênciar em minha turma algumas mudanças, que me deixam orgulhosa do trabalho que juntos estamos realizando.
Confeccionamos o jogo do dado das sílabas, sendo que através dele, eles tinham que dividir a turma em duplas e como tarefa de jogar o dado e a partir da sílaba que ficou voltada para cima, o aluno formará palavras de 4 letras e as escreverá na cartela que foi distribuída, as sílabas poderiam constar no inicio ou no final da palavra, o aluno que completar primeiro a cartela será o vencedor.
Desde início do ano tenho realizado atividades em parceria, pois acredito que quanto mais instrumentos de ensino tivermos, mais fácil será responder à diversidade de necessidade educativas colocadas pelos alunos. Uma fonte de recurso que comecei a aplicar é a capacidade que alguns alunos têm em ajudar uns aos outro na aprendizagem, onde os alunos recebem não apenas a ajuda de seus colegas, sob a supervisão do professor, porque como nós sabemos muito bem, ensinar é uma boa maneira de aprender.
Para Freire a missão do professor era de possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos, por isso ele criticava a idéia de que ensinar é transmitir saberes. Freire dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas. Por isso, acredito que em nossa sala de aula, os dois lados aprenderão juntos, um com o outro, para que isto se torne necessário a relações devem ser democráticas e afetivas, garantindo a todos o direito de expressão. "Uma das grandes inovações da pedagogia freireana é considerar que o sujeito da criação cultural não é individual, mas coletivo", diz José Eustáquio Romão, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Sandra muito legal, parabéns! Vocês estão cada vez melhores!

Abraços