segunda-feira, 3 de maio de 2010

Trabalhando curiosidade dos alunos

Trabalho realizado no Paint pelo aluno Tarso
O trabalho que foi desenvolvido nesta 3ª semana, apresentou uma característica diferenciada, pois foi através de uma curiosidade dos alunos sobre a reprodução (entre ovos, barriga de mãe e metamorfose) e tempo de gestação dos animais que juntos obtivemos várias descobertas.
Os alunos demonstraram muito interesse pelas atividades realizadas bem como na apropriação da aprendizagem. A minha atividade que se destacou foi o vídeo musical "A metamorfose da borboleta"http://www.youtube.com/watch?v=8cQ8lBi5ask, se tornou uma ferramenta de apoio ao trabalho didático em sala de aula, percebi que através da música despertou a curiosidade sobre o tempo de vida que as borboletas poderiam ter (pergunta feita por um aluno da classe).
Aproveitando esta situação utilizei o note book da escola como fonte de pesquisa sobre o assunto, o que lhes deixou muito admirados com a facilidade e a rapidez da pesquisa no google, inclusive eu mesma nem imaginava que o tempo de vida de uma borboleta desde da fase de ovo, lagarta e pupa duram cerca de 3 meses e meio. O tempo de vida da borboleta adulta pode chegar a mais de 3 meses.
Aproveitando fiz um gancho com o nosso projeto "Cultivando a vida", pois eles me prometeram que não iriam judiar mais das lagartinhas encontradas nas folhas das árvores, pois agora já sabem que sem elas não teremos lindas borboletas para enfeitarem nossos jardins.
Como atividade realizaram a ilustração da metamorfose da borboleta, enquanto uns iam desenhando, um aluno de cada vez ia até o note book e tentava desenhar uma borboleta no Paint. sendo que foi a forma que achamos para realizar esta atividade, pois apenas dispomos de um pc.
A cada dia que passa acredito que nossas aulas estão ficando mais atrativas e dinâmicas, deixando os alunos mais interessados em aprender mais sobre o pc, pois todos os dias eles perguntam se irei levá-lo novamente para a sala de aula, tornando-se assim uma ferramenta indispensável na educação, como dizia Paulo Freire: "Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que legal! Borboletas significam TRANSFORMAÇÃO! =)