segunda-feira, 17 de maio de 2010

Novas aprendizagens

Aprendendo a cozinhar

Para iniciar a 5ª semana, realizei como atividade desencadeadora a leitura do livro: O Sanduíche da Maricota de Avelino Guedes/ Editora Moderna, http://www.youtube.com/watch?v=X3uRHCT1qLc que trata sobre a preferência alimentar dos personagens da história, assunto que está de encontro com o projeto que estamos realizando.
Durante a contação da história realizei vários questionamentos relacionados com o reaproveitamento de alimentos como exemplo a casca da banana que dá para fazer docinhos e bolos.
Lancei para turma um desafio que os deixou muito curiosos. Será que poderíamos fazer um bolo usando cascas aqui em nossa sala de aula, assim como fez a mãe da aluna que deu uma prova desse tipo de bolo.
A partir dali surgiram muitas dúvidas e certezas, como exemplo:
Algumas dúvidas:
· Dá para se alimentar de cascas?
· Vai dar dor de barriga?
· Tem vitamina nas cascas?
Algumas certezas:
Dá para economizar.
Que nosso cardápio poderá ser diferenciado.
Após a conversa sobre o reaproveitamento de alguns alimentos combinados que durante a semana iríamos fazer a receita do bolo de banana. Pude perceber que está atividade mexeu muito com suas curiosidades.
Para realizarmos a confecção do bolo pedimos a ajuda da cozinheira Cecília que prontamente nos auxiliou nesta atividade. Eles se empolgaram ao entrar na cozinha da escola, pois tiveram que se vestir adequadamente com touca, além das dicas que receberam para o aprendiz de cozinheiro.(segurança, cuidados)
Todos receberam a receita para fazer com a mãe em casa. Também elaboramos um livrinho de receitas a partir do reaproveitamento de frutas e verduras, pesquisa que realizamos no Google e sugestões de algumas mães.
Esta semana foi bastante dinâmica, trabalhamos com o notebook, exploramos o programa paint, atividade pela qual alguns alunos desenhavam frutas para serem a capa do livrinho.
Para Vygotsky (1987), a aprendizagem e o desenvolvimento estão estritamente relacionados, sendo que as crianças se inter-relacionam com o meio objeto e social, internalizando o conhecimento advindo de um processo de construção.
Para meus alunos o brincar de cozinheiro, permitiu ainda o aprender em lidar com suas emoções e suas curiosidades, desta forma, o professor deve facilitar para que ocorra a aprendizagem se aproveitando das inúmeras atividades lúdicas, para que possamos tornar este ambiente de aquisição de autonomia e aprendizagem.
A ESCOLA“ Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade,é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se “amarrar nela” ! Ora, é lógico...Numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz”( Paulo Freire)
A busca por uma escola que ofereça umespaço de construção e vivência, tem nos feito acreditar que estamos no caminho certo em busca de uma escola que cosntrua conhecimentos, que seja baseada na integração e reflexão de sujeitos que aprendem e ensinam. É muito importante que se privilegie a liberdade de expressão, a igualdade e trabalho participativo, isso gera satisfação e constantes melhorias em nossa educação, pois neste processo alunos, professores e funcionários estão abertos a aprender.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Sandra!

Aqui descreves uma situação em sala de aula e traz argumentos que embasam a aprendizagem. É exatamente este o propósito do portfólio e, portanto, não precisas refazer a postagem!

abraços