segunda-feira, 10 de maio de 2010

Reflexão

Durante a quarta semana de estágio, percebo que estou conhecendo cada vez mais as particularidades de cada aluno, a minha turma tem 18 alunos, que são bastante agitados, mas também são participativos e comunicativos. O que me aflige são quatro alunos que tem defasagem de aprendizagem.

Para se ter uma idéia, a partir da semana que passou, iniciou na escola um projeto para atender alunos do 2º ao 5º ano (reforço de aprendizagem no turno inverso), tendo apenas 12 vagas, sendo que, pelo diagnóstico feito pela professora responsável, os meus quatro alunos entraram neste projeto. Com certeza, este suporte vai ajudar a recuperar ainda mais rápido estes alunos, pois em sala de aula, fica um pouco mais complicado atender individualmente, até porque minha turma é agitada.

Para apresentação do dia das mães, fizemos através da tecnologia usando o programa movie maker um vídeo com fotos dos alunos homenagiando suas mães, este trabalho foi coletivo com a colega da pré escola onde cada aluno escolhia uma característica de sua mãe para preencher o abecedário da mamãe. Durante a semana realizamos vários trabalhinhos entre eles a caricatura das mães, que despertou muita alegria na sua confecção.

Observo que na produção textual eles ainda necessitam de muito estímulo, alguns não tem o hábito da leitura, o que prejudica o desenvolvimento na escrita. Tenho proporcionado atividades neste sentido (cartão, poesias, receitas, etc.) para desenvolver e motivá-los.

Já na questão lógico-matemática percebo que eles possuem maior compreensão e raciocínio na realização dos jogos que proponho. Eles adoram os desafios e jogos matemáticos.

Estou me esforçando para atender as necessidades que percebo na turma e com isso poder crescer como profissional da educação.

"Não se pode falar de educação sem amor", acredito muito nesta frase de Paulo freire, pois sem amor a profissão jamais conseguiremos consquistar nossos objetivos.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi Sandra

A partir dessa semana, modificamos a legenda da planilha de acompanhamento para que vocês já fiquem cientes se devem ou não refazer a postagem, já que é necessário que façam reflexões a partir da prática trazendo argumentos ou linkando teoria com prática.

A legenda agora será RC (R= refazer e C= comentário do tutor) ou PC (P = postagem ok e C= comentário do tutor).

Gostei muito da sua reflexão, mas acredito que você poderia aprofundá-la através de um embasamento teórico, pode ser?!

Bjs