segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Inclusão Escolar



Na escola a qual leciono está localizada na zona urbana do Município de Gravataí, no bairro Dona Mercedes na parada 90, a mesma já existe a 18 anos, atendendo a 350 alunos da pré-escola ao 9ª série do ensino fundamental de nove anos. Conta com 30 professores, serviço de orientação e supervisão e 7 funcionários para os serviços gerais, nosso espaço físico comporta 7 salas de aula, uma biblioteca, um laboratório de aprendizagem (onde os alunos são atendidos no turno inverso por um profissional da educação), um refeitório, uma sala dos professores, uma sala para direção, supervisão e orientação e uma secretaria, além de uma quadra de esporte com uma pracinha. Nossos alunos são a maioria de outros bairros como: Caveira, Barro Vermelho, Mato Alto, etc.
Fazendo um estudo sobre a inclusão na escola, descobri que a primeira aluna com deficiência física foi uma cadeirante que iniciou-se na pré-escola, a mais ou menos uns dez anos atrás. Na época foi muito marcante para todos, pois a escola não contemplava espaço de acessibilidade a qual dificultava a estudante.
Hoje observamos claramente que além desta aluna com laudo, sempre tivemos alunos com necessidades educacionais especiais, a maioria destes sem laudo como, por exemplo: os hiperativos, baixa visão, condutas típicas, etc. Observamos que a cada ano recebemos mais alunos nestas condições e que temos que dar conta desta demanda.
Neste ano, temos mais ou menos 20 alunos inclusos distribuídos em dois turnos, alguns com laudos outros não. O aluno da 2º ano com hidrocefalia esta numa turma que possui uma monitora que auxilia a professora na sala de aula.
Nas demais turmas, nenhuma conta com redução com número de alunos e na sua grande maioria 55% não estão tendo atendimento regularmente, pois os responsáveis não aceitam o tratamento, outros não dão retorno para a escola sobre o mesmo e alguns alunos estão iniciando o tratamento, sendo que uns não dão continuidade ao tratamento.
Acredito que os laudos são importantes sim, pois nos ajudarão compreender melhor nossos alunos, suas dificuldades, seus interesses, claro que jamais diferenciaremos alunos com laudos e sem laudos porque estamos nesta profissão para ajudar a quem precisa.
Penso sempre o que devemos fazer uma reflexão sobre o que considerar antes de julgar as crianças, que todos somos diferentes em diversos aspectos, social, cultural, econômico e sobre tudo no processo de construção do conhecimento.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Sandra querida.

Concordo contigo, os laudos são sim muito importantes para um conhecimento prévio do aluno.

E o TCC? em fase final? Tudo certo?

Abraços